Decisão histórica: Comissão Europeia dá luz verde para a Microsoft adquirir a Activision Blizzard, apesar do bloqueio do Reino Unido
Certamente muitos se lembrarão da rejeição por parte do Reino Unido à aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Isso foi seguido por uma resposta da própria Microsoft. Bem, agora a Comissão Europeia emitiu outra sentença.
Essa comissão aprovou oficialmente a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft por US$ 68,7 bilhões. No entanto, a aceitação "está condicionada ao pleno cumprimento dos compromissos oferecidos pela Microsoft, que abordam totalmente as preocupações de concorrência identificadas pela Comissão e representam uma melhoria significativa para os jogos em nuvem em comparação com a situação atual
Essa decisão vai contra o órgão regulador antitruste do Reino Unido, a Autoridade de Mercados e Concorrência, que bloqueou essa decisão. No entanto, agora que a Comissão Europeia se pronunciou a favor, o caminho foi aberto para esse importante movimento na indústria.
Levando em consideração que a Comissão Europeia é o órgão executivo da União Europeia composto por comissários de cada um dos Estados membros, essa decisão é possível. Sua principal função é propor e promover políticas e legislação em áreas como o mercado único, a concorrência, a agricultura, o meio ambiente e a política externa, incluindo também os videogames. Além disso, ela é responsável por supervisionar a implementação das políticas da UE e gerenciar programas e fundos europeus. A decisão foi tomada levando em consideração o "interesse comum dos Estados membros e de seus cidadãos".