O drama histórico Shogun, do FX, acaba de encerrar sua primeira temporada. É anunciada como uma minissérie com começo, meio e fim contidos em uma temporada. Mas tem sido muito popular e bem recebida, e muitos estão se perguntando se poderia haver outra temporada ou um spin-off. O cocriador da série, Justin Marks, disse agora que estaria aberto à ideia se encontrassem a história certa.
"Eu continuo dizendo que queremos que todos estejam na mesma página no que diz respeito ao livro. E espero que agora o público da TV e o público do livro estejam na mesma página sobre o que é a história e onde ela termina. Acho que se tivéssemos uma história, se pudéssemos encontrar uma história, estaríamos abertos a isso", disse ele ao The Hollywood Reporter. "Mas não acho que ninguém queira se aventurar sem um roteiro e tudo mais. E também se resume a: as pessoas querem mais?"
A resposta a essa pergunta provavelmente é sim, mas Marks disse que uma preocupação é que uma potencial segunda temporada levaria a história além do que o autor James Clavell escreveu.
"Como igualar o roteiro que Clavell traçou? E eu não sei se é possível. Não sei se Clavell poderia ter feito isso também. Provavelmente é por isso que ele mudou para outros livros também, certo? Ele sabia o que tinha feito", disse Marks.
Marks e a cocriadora Rachel Kondo estariam interessados em adaptar outros livros de Clavell em A Saga Asiática? Marks disse que está lendo Tai-Pan no momento e disse que é um ótimo livro, mas é muito cedo para dizer se poderia haver uma série baseada nele.
"É completamente diferente. É sobre Hong Kong nos primeiros dias, um mundo totalmente diferente, então não é apenas tocar os sucessos. Ele está conjurando novos personagens vívidos que têm 23 quilômetros de altura de uma só vez", disse Marks. "E eu acho que quando você olha para Shogun, isso é parte do que Clavell fez. Recebemos esses personagens que eram realmente tão coloridos e acessíveis, o que é uma magia difícil de conjurar como romancista e escritor."
O FX tem um histórico com séries de antologia, já que Fargo e American Horror Story se enquadram nessa categoria e tiveram sucesso ao longo dos anos. Marks disse que a comparação com Fargo não funciona exatamente.
"É difícil porque Fargo, você ainda está contando diferentes vertentes do mesmo lugar, enquanto A Saga Asiática vai para todo o lado por um bom motivo. Então é difícil. Você não está realmente construindo a partir da mesma linguagem da mesma maneira."
Todos os 10 episódios de Shogun estão em streaming agora. O show se passa no Japão no ano de 1600, no início de uma guerra civil. A história se concentra em Lorde Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada) enquanto seus inimigos se unem contra ele. Enquanto isso acontece, um navio europeu é abandonado nas proximidades e o navegador John Blackthrone (Cosmo Jarvis) se envolve na história.
O livro Shogun foi publicado em 1975, e a Paramount o adaptou pela primeira vez para uma série de TV em 1980.