Type Here to Get Search Results !

A Ascensão e Queda dos Filmes de Paródia: O Que Mudou?

Inatividade Paranormal (2013)Foto: Reprodução 

Nos últimos meses, duas notícias pegaram de surpresa os fãs de cinema: o anúncio do retorno de duas das franquias de paródia mais icônicas de Hollywood. "Corra Que a Polícia Vem Aí" (The Naked Gun), famosa por satirizar filmes policiais com a genialidade de Leslie Nielsen, voltará às telas, agora com Liam Neeson assumindo o papel principal. E "Todo Mundo em Pânico" (Scary Movie), que fez fama ridicularizando clássicos do terror, também está programado para um novo lançamento.

Esse duplo retorno é curioso, considerando que os filmes de paródia praticamente desapareceram nos últimos dez anos, após décadas de popularidade. Isso levanta uma questão interessante: o que fez com que esse gênero cômico fosse tão duradouro e por que ele sumiu tão repentinamente?


A Era de Ouro das Paródias

Corra Que a Polícia Vem Aí

As paródias no cinema têm uma longa história, remontando aos tempos do cinema mudo. Comédias como "Dr. Pickle and Mr. Pride" e "The Little Train Robbery" já brincavam com as convenções de seus respectivos gêneros. Contudo, foi na segunda metade do século XX que Hollywood vivenciou uma era de ouro desse subgênero, liderada por nomes como Mel Brooks e o trio ZAZ (David Zucker, Jim Abrahams e Jerry Zucker).

Mel Brooks trouxe filmes como "Banzé no Oeste", "O Jovem Frankenstein" e "S.O.S. – Tem um Louco Solto no Espaço", que satirizavam faroestes, filmes de terror e ficção científica, respectivamente. O trio ZAZ, por sua vez, nos presenteou com clássicos como "Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu" e "Top Secret!", misturando humor inteligente com um toque de nonsense.


O Declínio das Paródias

Todo Mundo em Pânico

Mas, se as paródias eram tão amadas, por que desapareceram? A resposta está na saturação do mercado e na queda de qualidade. Nos anos 2000, após o sucesso inicial de "Todo Mundo em Pânico", surgiram inúmeras paródias de baixa qualidade, como "Uma Comédia Nada Romântica" e "Os Espartalhões". Esses filmes, produzidos por Jason Friedberg e Aaron Seltzer, exageraram nas piadas fracas e na escatologia, afastando o público e manchando a reputação do gênero.


O Novo Cenário das Paródias

musical dos Vingadores em "Gavião Arqueiro".

Atualmente, as paródias encontraram novos lares fora do cinema tradicional. A internet e as redes sociais popularizaram formatos rápidos e acessíveis, como vídeos no YouTube e memes, que satirizam a cultura pop com uma agilidade que o cinema não consegue acompanhar. Além disso, grandes produções passaram a incorporar elementos de autoparódia, como visto em "Thor: Ragnarok" e "Deadpool", mantendo o humor dentro das próprias franquias.


O Futuro das Paródias

Todo Mundo em Pânico

O anúncio do retorno de "Corra Que a Polícia Vem Aí" e "Todo Mundo em Pânico" é uma oportunidade de ouro para reviver esse subgênero. O novo "Corra Que a Polícia Vem Aí" será dirigido por Akiva Schaffer, do grupo de comédia Lonely Island, e contará com a produção de Seth MacFarlane, conhecido por "Uma Família da Pesada". Já "Todo Mundo em Pânico" terá produção de Neal H. Moritz, famoso por "Velozes e Furiosos".

Além desses, David Zucker, um dos mestres do gênero, está trabalhando em "Star of Malta", uma paródia dos filmes noir. E a HBO está desenvolvendo "The Franchise", uma série que promete satirizar o universo cinematográfico da Marvel, explorando os bastidores da indústria de super-heróis.


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Top Post Ad