De acordo com relatório exclusivo do GameFile A Netflix decidiu fechar seu estúdio de jogos AAA, conhecido internamente como "Team Blue", uma decisão que pegou muitos de surpresa. O estúdio, que estava localizado na Califórnia, havia sido criado com o objetivo de desenvolver jogos de grande orçamento, mas o projeto não avançou como esperado. Com essa decisão, a Netflix parece mudar o foco de sua estratégia de jogos, preferindo concentrar-se em títulos voltados para dispositivos móveis, ao invés de grandes produções para consoles e PCs.
Entre os profissionais de destaque que haviam sido contratados para trabalhar no estúdio estavam Chacko Sonny, ex-produtor executivo de "Overwatch", Joseph Staten, ex-líder criativo de Halo, e Rafael Grassetti, conhecido por seu trabalho como diretor de arte em God of War. A saída desses nomes renomados reforça a ideia de que a Netflix pode estar reavaliando sua posição no mercado de jogos AAA, que exige investimentos robustos e enfrentamento de grandes concorrentes.
A decisão de fechar o estúdio pode ser explicada pelos dados de engajamento dos assinantes da plataforma com os jogos oferecidos. De acordo com fontes da CNBC, apenas uma pequena porcentagem dos assinantes da Netflix, menos de 1%, joga os títulos disponíveis no serviço. Embora a Netflix tenha mais de 247 milhões de assinantes, apenas cerca de 2,2 milhões acessam seus jogos diariamente, números que revelam as dificuldades que a gigante do streaming enfrenta para atrair seu público para esse segmento.
Essa mudança de direção também pode refletir uma adaptação da empresa às tendências do mercado. Enquanto os jogos AAA exigem grandes investimentos e uma base de jogadores altamente engajada, os jogos móveis apresentam um custo de desenvolvimento menor e um potencial de retorno mais rápido. A Netflix parece estar mais inclinada a explorar esse espaço, já que os jogos para dispositivos móveis podem ser uma maneira mais eficiente de expandir seu portfólio sem os riscos associados a grandes produções.
Com a saída de nomes de peso como Rafael Grassetti, o brasileiro que fez história na indústria de jogos com a Sony Santa Monica Studio, fica claro que a Netflix está reestruturando seus planos no setor de entretenimento interativo. O mercado de jogos, embora promissor, ainda é um desafio para a empresa, e o futuro de seus investimentos nesse setor deve ser observado de perto.
Fonte: Gamefile