A Sony anunciou o cancelamento de dois projetos de jogos live-service desenvolvidos internamente pelos estúdios Bend Studio e Bluepoint Games. A confirmação veio através da Bloomberg, que também revelou que, apesar das decisões, os estúdios não estão ameaçados de fechamento. Um dos títulos cancelados seria um spinoff multiplayer da franquia God of War, desenvolvido pela Bluepoint.
De acordo com a Sony, os cancelamentos ocorreram após uma “revisão recente” e a empresa está “trabalhando em estreita colaboração com cada estúdio para definir seus próximos projetos.” Embora o impacto nas equipes ainda seja incerto, um e-mail interno obtido pela Bloomberg afirma que a Sony fará o possível para minimizar os efeitos no negócio. Ainda assim, a decisão pode abalar a estrutura de estúdios como a Bluepoint, renomada por remasterizações e remakes como Demon’s Souls, e a Bend Studio, conhecida por Days Gone e a série Syphon Filter.
O movimento reflete as dificuldades da Sony em sua ambiciosa estratégia de investir no mercado de jogos live-service. Desde que adquiriu a Bungie, criadora de Destiny, em 2022, a Sony anunciou planos para lançar 12 jogos do gênero até março de 2026. No entanto, o plano já sofreu reduções significativas. Em novembro de 2023, esse número foi reduzido pela metade, com atrasos e reavaliações em andamento.
O mercado de jogos live-service, dominado por títulos como Fortnite, tem se mostrado desafiador até para gigantes como a Sony. Enquanto a empresa teve um sucesso com Helldivers 2 em 2024, outros lançamentos foram menos felizes. Concord, por exemplo, foi encerrado apenas duas semanas após seu lançamento, junto com o fechamento do estúdio Firewalk. Além disso, a Sony cancelou outros projetos ambiciosos, como um jogo multiplayer de The Last of Us e um título do Homem-Aranha chamado The Great Web.
Apesar das dificuldades, a Sony não parece desistir completamente da ideia. A Bungie, peça-chave da estratégia de live-service da empresa, prepara o lançamento de Marathon, um shooter de extração, com testes expandidos planejados para 2025. Ainda assim, os recentes cancelamentos indicam que a Sony está adotando uma abordagem mais cautelosa e seletiva em um mercado notoriamente imprevisível.