A Ubisoft revelou novos detalhes sobre as opções gráficas de Assassin’s Creed Shadows no PlayStation 5 e PlayStation 5 Pro. A empresa confirmou que o jogo oferecerá iluminação global com ray tracing e reflexos em 4K no PS5 Pro, aproveitando o hardware aprimorado do console. As informações foram divulgadas pelo PlayStation Blog junto com uma prévia estendida do gameplay.
No PS5 base, o jogo terá três modos gráficos: Performance, Fidelity e Balanced. O Modo Performance roda em 4K upscalado a 60 FPS e inclui ray tracing seletivo, aplicado à iluminação difusa no esconderijo do protagonista. Já o Modo Fidelity oferece resolução de 2160p upscalado a 30 FPS, com ray tracing padrão que afeta toda a iluminação do mundo do jogo. Por fim, o Modo Balanced, voltado para telas de 120/240 Hz com HDMI 2.1, mantém a mesma iluminação do Fidelity, mas roda em 2160p upscalado a 40 FPS.
O PlayStation 5 Pro traz melhorias significativas, especialmente no Modo Performance, que entrega ray tracing padrão em 2160p a 60 FPS. Nos modos Fidelity e Balanced, o console mantém as mesmas resoluções e taxas de quadros do PS5, mas adiciona Extended Ray Tracing, que inclui iluminação global aprimorada e reflexos mais realistas, proporcionando a experiência completa de ray tracing.
Ainda não foi confirmado se o PS5 Pro utilizará a tecnologia PlayStation Spectral Super Resolution para aprimorar a qualidade da imagem, mas a Ubisoft garante que os visuais do jogo serão otimizados para aproveitar o poder do console. Essas melhorias prometem elevar a imersão da nova aventura da franquia, que se passa no Japão feudal e apresenta dois protagonistas jogáveis.
Assassin’s Creed Shadows será lançado oficialmente no dia 20 de março de 2025 para PS5, Xbox Series X/S e PC, com as primeiras análises programadas para sair em 18 de março. A expectativa é alta para este novo capítulo da franquia, que promete uma ambientação rica, combate estratégico e um mundo aberto repleto de possibilidades.